21 outubro 2013

Kamehameha


Kamehameha (かめはめ波). ("Onda Destruidora da Tartaruga") é o primeiro ataque de energia mostrado na série Dragon Ball . O Kamehameha é o ataque mais utilizado na série Dragon Ball, e leva a assinatura de Goku (mesmo sendo o Mestre Kame a criá-la). É também o ataque principal dos alunos da Escola do Kame.




Desenvolvimento

Akira Toriyama tentou uma série de poses quando estava sozinho, a fim de decidir a mais legal para o Kamehameha. Depois de muita contemplação, ele não poderia decidir sobre um nome para o seu ataque "Kame", por isso pediu a sua esposa que surgiu com o nome. Ela disse a Akira que seria fácil de lembrar o nome do ataque, se ele usa o nome de um rei havaiano cultural chamado Kamehameha (literalmente "o muito solitário" ou "aquele separado" na língua havaiana). Além disso, Kamehameha significa "Onda Destrutiva da Tartaruga" em japonês.


História

O Kamehameha foi inventada pelo Mestre Kame , praticando por 50 anos antes de aparecer em Dragon Ball. Ao concentrar o seu ki nas palmas de suas mãos, Roshi é capaz de expulsar um feixe explosivo de energia. Goku descobre que, depois de testemunhar o Mestre Kame desencadeando a explosão para apagar as chamas do Castelo do Rei Cutelo, na Montanha de Fogo. Para a surpresa de Roshi, Goku realiza com sucesso a técnica em sua primeira tentativa, embora seja forte o suficiente apenas para destruir o carro que Yamcha deu a Bulma. Também foi aprendida por Kuririn e Yamcha que a usaram durante o 22º Torneio de Artes Marciais contra Caoz e Tenshinhan respectivamente. Tenshinhan também copia facilmente durante o torneio. Depois que os alunos de Kame aprendem o ataque, eles ensinam aos outros, e que o ataque torna-se uma forma muito popular para usar durante a batalha. Cell também é capaz de usá-lo devido às células de usuários do Kamehameha dentro de seu corpo. Majin Boo aprende a técnica depois de ver Goku realizá-la durante a Saga Majin Boo.


Uso

O Kamehameha é formado quando as mãos em forma de concha são atraídos para o lado do usuário e o ki está concentrado em um único ponto entre as mãos em concha (as mãos devem estar muito perto ou se tocar). As mãos são, em seguida, empurradas para a frente a atira para fora um streaming, um poderoso feixe de energia. A explosão pode também ser utilizada, em geral, em circunstâncias atenuantes, com apenas um braço ou mesmo os pés. Na maioria das vezes, o usuário pronuncia a palavra "Ka-me-ha-me-HA!" quando se libera o ataque. O kamehameha do Mestre Roshi é chamado o Kamehameha Original na série de games Budokai Tenkaichi, e requer algum tempo para carregar.




Aparência e Personalização

O Kamehameha tem várias cores diferentes no anime, filmes, games, e mangá. A potência e a concentração dos diferentes tipos de Kamehameha também variam grandemente. Esbranquiçada-azul é a cor padrão e original. Em alguns episódios de Dragon Ball Z e alguns jogos de vídeo-game, a cor do Kamehameha de Goku é amarela em vez da cor azul primária, o Kamehameha Elétrico de Gohan em sua forma final é amarelo, e a versão final de Vegetto Super Saiyajin do Kamehameha é amarela ou amarelo-dourada enquanto ele permanece azul quando Vegetto está em sua forma base. Quando Goku está em seu Super Saiyajin 4, seu Kamehameha 10x é de cor vermelha. O Kamehameha Chocolate de Majin Boo tem uma cor-de-rosa (mas é azul em sua estréia). As várias formas de Majin Boo também podem usar o Super Kamehameha, que também tem uma cor rosa ou a cor original azul.

Porque o Kamehameha expandiu-se para o arsenal de heróis, aliados e até mesmo vilões, foi personalizado por poucos; algo feito principalmente por personagens que não se formou na Escola da Tartaruga do Mestre Kame (como Tenshinhan por exemplo). Em sua batalha contra o Bio-Brolly , Trunks e Goten, usam o ataque; no entanto, Trunks estende os braços para os lados e começa a carregar o ataque, e depois de dizer as sílabas, ele joga suas mãos para frente e dispara uma rajada de energia azul junto com Kamehameha de Goten. Durante a Saga em Namekusei , Kuririn também usa uma postura diferente em diferentes ocasiões, normalmente ao lado do Masenko de Gohan; com uma mão atrás da outra, Kuririn diz as sílabas e desencadeia o Kamehameha. Com base nestas variações personalizados e outras, é possível que dizer seu nome é o único requisito necessária para produzir a onda.


Dragonball Evolution

Na adaptação para o cinema live-action Dragonball Evolution , a técnica é bastante semelhante ao Kamehameha usado no anime e mangá, porém com poucas diferenças, dependendo do usuário: Roshi tem de canalizar o ki de seu peito para os braços antes de libera-lo através de suas mãos, enquanto Goku tem de canalizar ki fora dele formando uma aura como ele cruza os braços em forma de X, enquanto o resto da técnica é semelhante à forma como Goku normalmente usa. Além disso, ao contrário do anime, tem mais usos que o Kamehameha típico, pode iluminar tochas, bem como ser utilizada como um desfibrilhador (o último demonstrado por Roshi, usado em Goku de quase morte após Mai atirar nele). Quanto mais concentração colocar nele, fará um Kamehameha mais forte (como quando Goku combina sua forma normal com Oozaru para o ataque e forma o Kamehameha em um feixe tradicional em vez de um pequeno fluxo de energia).

Significado dos Caracteres

かめ (Kame) = Tartaruga
はめ (Hame) = Destruição / Devastação
波 (Ha) = Onda