21 outubro 2013

Genki Dama


Genki Dama (元気玉, Spirit Bomb, "Esfera de Energia") é um poderoso ataque em Dragon Ball, amplamente considerado o ataque mais forte da série, mas depende do número de organismos que apoiam a sua utilização. No mangá, é utilizado apenas num total de três vezes.


História e uso

O usuário da Genki Dama reúne uma enorme quantidade de energia de todas as formas de vida que o cercam, e também de objetos inanimados que podem transmitir energia em uma esfera maciça de poder destrutivo impressionante. A energia toma a forma visual de uma esfera brilhante, que é geralmente azul e/ou branca. A Genki Dama é bastante rápida quando usada e, se o usuário não tiver cuidado, pode absolutamente destruir um planeta.

Goku aprende esta técnica com o Sr. Kaio, quando ele vai treinar no planeta dele apos sua morte quando enfrentou Raditz. Especificamente, para usar a Genki Dama, é preciso ter um coração puro para que eles possam manipular e reunir energia, caso contrário, o movimento pode sair pela culatra e, eventualmente, ferir ou matar o usuário. Da mesma forma, uma vez que uma Genki Dama for lançada, é possível para alguém com um coração puro para desviar a técnica, como Goku esclarece a Gohan e Kuririn. No entanto, uma pessoa bastante forte pode desviá-la, independentemente da sua moralidade; como mostrado quando Kid Boo, que é o mal puro, resiste a Super Genki Dama lançada por Goku durante sua batalha final sobre o mundo sagrado do Kaios, o Planeta Supremo.



No filme Dragon Ball Z: Super Androide 13 (O Retorno dos Androides) , Kuririn diz que Goku não pode recolher a energia, enquanto estiver transformado em Super Saiyajin. Isso ocorre porque a transformação Super Saiyajin é inerentemente malicioso e fere o coração e alma. No recurso, Goku consegue canalizar a energia da Genki Dama diretamente para dentro de si, enquanto ele está em sua forma Super Saiyajin, sobrecarregando o seu poder, e dando-lhe uma aura solar, e enchendo-o com uma muita fúria. Apesar de não ser capaz de formar uma como um Super Saiyajin, Goku é aparentemente capaz de usá-lo nesta forma como ele se transforma em um Super Saiyajin, quando ele destrói Kid Boo com a Super Genki Dama, mas mesmo assim ele consegue arremessá-la.

No entanto, a principal desvantagem do ataque é a quantidade de tempo necessário para completá-lo, assim, o ataque é usado muito raramente. Apesar de Goku, Kuririn e Gohan serem os únicos personagens conhecidos por terem usado este ataque, somente Goku pode reunir a energia do ataque. Embora ele nunca tenha usado no anime ou no mangá, Cell alegou ser capaz de usar o ataque (provavelmente porque ele tem as células que foram coletadas pelo dispositivo de rastreamento remoto do Dr. Gero, sobre a luta entre Goku e Vegeta) para Piccolo, Kuririn e Trunks do Futuro.

Tipos de Genki Dama
  • Fusão Genki Dama
Durante a batalha contra Vegeta , Goku não teve escolha a não ser usar a técnica que o Sr. Kaio lhe ensinou: a Genki Dama. Quando ele finalmente conseguiu coletar a energia necessária para o seu ataque final, Vegeta o ataca e ele quase perde essa energia. Antes de poder lançar o ataque, Vegeta golpeou Goku, reduzindo a quantidade de energia que estava reunida e deixando-o incapaz de fazer qualquer coisa. Ainda assim, ele conseguiu dar o que restava da energia para Kuririn, e com a ajuda de Gohan, a Genki Dama atingiu seu alvo, Vegeta. Apesar de um golpe direto, a Genki Dama não exterminou o Príncipe Saiyajin, presumivelmente devido a ter perdido muito poder, embora tenha ferido e enfraquecido Vegeta.
  • Grande Genki Dama

Da mesma forma que a sua luta com Vegeta, Goku não poderia derrotar Freeza, mesmo com seu Kaio-ken aumentado em 20 vezes, então ele decidiu mais uma vez usar a Genki Dama, levantando as mãos para o ar. Com a ajuda de Piccolo, Kuririn e Gohan, Goku teve tempo suficiente para coletar a energia dos restantes seres vivos de Namekusei, bem como de alguns planetas próximos, criando assim uma Genki Dama maior do que a anterior, e atirou-a Freeza, aparentemente matando ele. No entanto, a Genki Dama não era forte o suficiente para acabar com o tirano galáctico. Apesar do fato de ter falhado, Freeza ainda não foi capaz de refleti-la, e lhe causou algum dano.


  • Absorção
A energia da Genki Dama pode ser absorvida por uma entidade viva. Apenas três personagens da série já fizeram isso: Goku (em O Retorno dos Androides, e nos jogos da série Budokai), Vegeta e Kuririn (na história do jogo PSP Dragon Ball Z: Shin Budokai). Em jogos, Goku utiliza a técnica como parte de sua Super Dragon Fist e seu corpo fica azul quando ele absorve Genki Dama.
  • Genki Dama instantânea
A combinação da transmissão instantânea da Genki Dama é usado contra Hatchiyack.
  • Genki Dama de Cell
Versão de Cell da Genki Dama demonstrado em vários jogos da série.
  • Super Genki Dama
Vegeta descobre como destruir Boo com uma Genki Dama alimentado por todas as pessoas da Terra. Ao restaurar o planeta e imediatamente reviver todo mundo, graças a Porunga, cada terráqueo daria a Goku a maior parte de sua energia. No entanto, apenas os amigos de Goku deram a sua energia no início, já que todos tinham dúvidas sobre as vozes que estavam ouvindo. Mas uma vez que o Mr. Satan fala com as pessoas na Terra e as convence a levantar as mãos, a energia de todos se torna parte da Genki Dama. Goku forma a Genki Dama em sua forma de base, mas tem que se transformar em Super Saiyajin durante o ataque para superar a tentativa de Kid Boo para desviá-la. Com isso, a bomba acabou obliterando o Majin Boo para sempre.

No jogo de PSP Dragon Ball Z: Shin Budokai - Another Road, Goku cria uma versão mais poderosa da Super Genki Dama (chamado de Genki Dama fim de jogo) de energia das pessoas da Terra, o Céu, o Inferno e outros planetas, a fim de derrotar Futuro Kid Boo.
  • Ultra Genki Dama
A forma maior e mais poderoso da Genki Dama usada por Goku é no vídeo game Dragon Ball Z: Budokai 2.
  • Revenge Death Ball
Uma versão negativa da Genki Dama usado por Baby Vegeta. A energia é recolhida junto das pessoas sob seu controle.
  • Genki Dama Universal
Com Goku e Vegeta perderem tanto a sua fusão como suas transformações como Super Saiyajins 4, a batalha contra Li Shen Long parecia praticamente perdida. No entanto, eles não iriam desistir e com uma Genki Dama alimentada por todo o universo, o Dragão foi erradicado.



Filmes e OVA

Genki Dama também aparece em vários filmes de Dragon Ball Z.
Depois de ter decidido que era a única maneira de derrotar o Dr. Wheelow, Goku começou a reunir energia para uma Genki Dama. Dr. Wheelow voou alto para o espaço, disparando um feixe com a intenção de destruir todo o planeta. Mas então Goku lançou sua bola de energia e destruiu Dr. Wheelow uma vez por todas.
Vendo que Tarles tinha ganhado um poder incrível depois de comer o fruto da árvore do poder, Goku mais uma vez recorreu a Genki Dama. Mas como a árvore tinha absorvido toda a energia do planeta, não havia energia para Goku usar a sua técnica e Tarles facilmente a combateu com sua Calamity Blaster. Goku então recolhidos a energia dentro da árvore do poder e a usou para destruir tanto Tarles como a árvore que havia plantado após um breve confronto. Na versão em Inglês, o Sr. Kaio refere-se a isso como um "Super Genki Dama", que  foi considerado a primeira de seu tipo.
Quando os assobios de Gohan, derrubam Lord Slug, a pedido de Piccolo, para logo após Piccolo dar sua energia para Goku, este último atacou Slug com o Kaio-ken. Goku, em seguida, desativou o gerador que estava fazendo a Terra de congelar, para que ele pudesse absorver a energia do sol. Com essa energia, Goku lançou uma Genki Dama em  Slug, destruindo ele e seu gerador também. 
Embora neste filme Goku realmente não tenha jogado uma Genki Dama, ele não reuniu a energia para isso, a não ser que, como ele se transformou em um Super Saiyajin, ele absorveu a energia, o que, em última análise ele usou para destruir o Super Androide 13. O Super Punho do Dragão usado por Goku em sua forma Super Saiyajin em Dragon Ball Z: Budokai 3 e Dragon Ball Z: Infinity World é muito similar a técnica de Genki Dama usado contra o Super Androide 13!


No OVA Dragon Ball Z Gaiden: Saiyajin Zetsumetsu Keikaku, Goku usa uma variação da Genki Dama instantânea para derrotar Hatchiyack ao usar sua completa transformação em Super Saiyajin.

Aparições em Video-Games

A Genki Dama aparece em vários jogos da série, incluindo a série de RPG Gokuden, Dragon Ball Z: Super Butōden, Dragon Ball Z: The Legend, Dragon Ball Z: Taiketsu, a série Budokai (incluindo Dragon Ball Z: Burst Limit), Dragon Ball Z: Sagas, a série Budokai Tenkaichi, Super Dragon Ball Z, os jogos Supersonic guerreiros, e Dragon Ball: Tap Batalha. A Genki Dama quase sempre causa dano extremo, sendo uma das técnicas mais fortes em jogos de vídeo games. Ela aparece como amarelo-dourado e vermelho, em alguns jogos, e luz verde para a Genki Dama de Cell nos jogos Budokai.

Em Dragon Ball Z: Supersonic Warriors , Goku ensina a Kuririn como usar a Genki Dama (Kuririn foi capaz de empunhar a Genki Dama quando Goku deu a ele para atacar Vegeta no mangá/anime). Em Dragon Ball GT: Transformation, Goku pode executar a Genki Dama como um Super Saiyajin 4.

Trivialidades

Seu nome é um trocadilho com Denki Gama, que significa " panela elétrica de arroz "em japonês.