17 setembro 2013

Taiyoken


Taiyoken (太陽) (Punho do Sol ou Aumento Solar), é uma técnica utilizada por Tenshinhan, Cell, Kuririn e Goku.


História

Foi criada pelo Mestre Tsuru e foi utilizada pela primeira vez por Tenshinhan no 22° 
Taiyoken
太陽 Taiyō-ken
Tensolar
Tenshinhan usando a técnica.
Usuários

  • Cell
  • Kuririn
  • Tenshinhan
  • Goku
  • Primeira aparição
    7 Dragon Ball
    Torneio de Artes Marciais. É de cor branca. Tem sido utilizada múltiplas vezes e por vários personagens para escapar de um oponente. Seu principal inconveniente é que o guerreiro usa parte de seu Ki para fazer este ataque, então é perigoso fazê-lo varias vezes seguidas.

    Goku a utiliza para cegar Oozaru Vegeta para poder fazer a Genki Dama.

    Kuririn a utiliza em duas ocasiões em Namekusei, primeiro contra Dodoria para que ele e Gohan possam escapar de Dodoria, e depois contra Freeza na 2º forma.

    Cell usa este ataque, também em duas ocasiões, primeiro em sua forma imperfeita para escapar de Kuririn, Piccolo e Trunks, e depois em sua forma semi-perfeita para cegar Kuririn, Trunks e o Nº 16 para poder absorver a Nº 18. Goku em Super Saiyajin 4 também a usa para cegar Baby Oozaru para que Gohan, Goten e Trunks lhe deem seus poderes.

    Uso

    Primeiro, o usuário coloca suas mãos no centro de seu rosto com os dedos estendidos acima dos olhos. Esta técnica consiste na liberação de raios luminosos de Ki que cegam o oponente (exceto o usuário) por uns segundos para aproveitar e atacar ou fugir. A técnica também cega todos aqueles que olham a luz.

    Aparição em jogos

    O Taiyoken pode ser utilizado para atordoar ou cegar os inimigos e oponentes em vários jogos, como Dragon Ball Z: The Legacy of Goku onde atordoa temporariamente todos os inimigos que os cercam.

    É uma técnica especial utilizada por Goku, Kuririn, Tenshinhan e Cell na série Butoden. Omega Shen Long é imune à esse golpe no anime, mas nos jogos não.

    Tanto Kuririn como Tenshinhan tem o Taiyoken como uma técnica de atordoamento na série Budokai. Kuririn utiliza o Taiyoken em Super Dragon Ball Z. Ele pode usar uma versão ofensiva do ataque, que causa danos ao oponente em vez de cegar em Dragon Ball Z: Shin Budokai. Tenshihan, Kuririn e Cell Imperfeito também tem o golpe como um de seus ataques em Dragon Ball Z: Burst Limit. Esta técnica pode utilizar os ataques da equipe de Dragon Ball Z: W Bakuretsu Impact. Em Dragon Ball Z: Attack of the Saiyajins, há duas versões do Taiyoken. A versão de Tenshinhan (a versão original) diminui a visão do inimigo. A versão de Kuririn lhe permite escapar da batalha (similar a táctica que Kuririn utiliza para escapar de Dodoria). Também há um combo em equipe chamado Sol Celestial, um ataque onde Tenshinhan e Kuririn desencadeiam um Taiyoken, ao mesmo tempo. Também Tenshinhan tem uma variação chamada Bengala Solar Final.

    O Taiyoken é uma habilidade que se aprende por combatentes do nível 42 no jogo Dragon Ball Online. Cega todos os inimigos dentro de um determinado raio, o que reduz sua precisão.


    Kuririn utiliza o Taiyoken de duas formas.

    Usuários

    Tenshinhan, Goku, Kuririn e Cell.
    Curiosidade

    Na fase Z, a dubladora brasileira a dublou como "Kaio Ken", todos os personagens da série que conseguiam executá-la falavam dessa forma. Em Dragon Ball clássico, a pronúncia era correta.