02 junho 2013

Tenshinhan


No início, acreditava-se que Tenshinhan e Caoz eram malignos, pois eram discípulos do Mestre Tsuru, escola rival à de Mestre Kame.

Origem alienígena
Diferente do que se pensa, ele não é humano, conforme mostrado no daizenshuu 7, produzido pela Toei Animation e supervisionado por Akira Toriyama, Tenshinhan é um alienígena da raça Mitsumejins. Na enciclopédia Dragon ball Z daizenshuu 7, produzida pela Toei Animation e creditada por Akira Toriyama, é dito que Tenshinhan também é um alienígena, veja o trecho ao lado.

Personalidade

Tenshinhan e Caoz surgem como rivais de Goku e os outros no 22º Torneio de Artes Marciais. Na primeira luta das eliminatórias, Tenshinhan enfrenta Yamcha. A luta é emocionante e os lutadores parecem empatados, mas a luta toma outro rumo quando Yamcha lança um Kamehameha e Tenshinhan o devolve. A partir daí a diferença entre eles é completamente percebida e Yamcha tem sua perna quebrada depois de cair inconsciente na arena. Sua personalidade até aí é a de um verdadeiro assassino. Só começa a mudar quando enfrenta Jackie Chun (Mestre Kame disfarçado) e na final do torneio Goku. A conversa que tem com Mestre Kame durante sua luta e depois o faz repensar. Enquanto lutava com Goku, percebeu que os ensinamentos de Mestre Tsuru eram errados e decidiu percorrer o caminho da luz, como o próprio Kame o aconselhou.

Técnicas
  • Kikoho: Ensinada pelo seu mestre Tsuru é a principal técnica de Tenshinhan e a mais poderosa. Ele une as pontas dos dedos de modo a formar um triangulo, concentra seu ki e lança uma poderosa rajada de energia. Ele utiliza essa técnica pela primeira vez no torneio, onde destrói a arena e assim consegue vencer Son Goku. Depois, na Saga Saiyajins, com apenas um braço, reúne todo seu ki e lança um Shin Kikoho em Nappa,conseguindo apenas um pequeno dano neste. Tenshinhan morre esgotado. Após isto, o Kikoho mais famoso de Tenshinhan foi aquele com o qual ele deteve o Semi Cell Perfeito, impedindo-o de absorver a Nº18 para se tornar perfeito. Tenshinhan quase morre com aquele ataque mas é salvo por Goku. Depois usa contra Super Boo, porém este consegue regenerar-se.
  • Dondonpa: Esta é a técnica rival do Kamehameha, o usuário concentra o ki no dedo indicador e libera uma rajada de energia.
  • Aka Shin Shin Shinzou no Kenshiro: Nessa técnica ele divide seu corpo em quatro cópias, mas cada uma dessas cópias teria 1/4 do original, o que é sua desvantagem. Usou-a no 23º Torneio de Artes Marciais contra Goku, mas este descobriu o segredo e o derrotou. Cell também podia utilizá-la e a usou na luta com Goku.
  • Energy ki blastoise: É a liberação de energia.
  • Bukujutsu : É a técnica de voar
  • Mafuba : Técnica aprendida com Kame para, derrotar Piccolo
  • Tayoken: Nesta técnica Tenshinhan coloca os três dedos na frente dos olhos e dispara um raio luminoso com o qual cega temporariamente o inimigo. Foi usado contra Goku no 22º Torneio e também varias vezes por Goku e Cell.
  • Kamehameha: Usou na sua luta contra Muten Roshi, no 22° Torneio de Artes Marciais, após ver o uso da técnica.

Usando o Tayoken
História

No passado Tenshinhan e Caoz foram alunos de Tsuru, que os treinou com suas melhores técnicas. Tenshinhan tem um terceiro olho que provavelmente adquirira meditando. Ele e Caoz entram no 22º Torneio de Artes Marciais encorajados por Tsuru. Tenshinhan vence vários lutadores nas preliminares e chega uma batalha entre ele e Yamcha. Tenshinhan vence, após quebrar a perna do oponente. Na final Tenshinhan enfrenta Goku em uma incrivel luta; os dois estavam em um nível quase igual e Tenshinhan é quase derrotado. Mas, em uma rápida estratégia, Tenshinhan explode a arena com um Kikoho e Goku cai no chão primeiro, sendo Tenshinhan nomeado o vencedor.

Após isso, Tenshinhan enfrenta o filho de Piccolo Daimao, conseguindo vencê-lo, mas no entanto é derrotado por Piccolo Daimao. Ele consegue reviver Caoz com as esferas do dragão, e treina para participar do 23º Torneio de Artes Marciais. Nele, Tenshinhan vence Tao Pai Pai, que fora convertido em robô, mas é derrotado por Goku.

Tenshinhan nesse meio termo demonstra fortes laços amorosos com a dócil Lunch, que ao espirrar torna-se uma terrível Gangster obcecada por ele. Tenshinhan é apaixonado por ela, porém os dois nunca chegaram a se casar ou ter filhos.


Usando o Kikoho

Após a derrota de Piccolo, cinco anos se passam e tem inicio a luta contra Raditz, na qual Goku se sacrifica e o Saiyajin revela que dentro de um ano dois Saiyajins mais poderosos que ele chegarão para vingá-lo. Todos se preparam para a luta com um rigoroso treinamento no qual Tenshinhan entra com Caoz, Kuririn, Yamcha e Yajirobe. Um ano se passa e Vegeta e Nappa chegam na Terra. Eles plantam no solo criaturinhas verdes chamadas Saibaimen as quais tem de enfrentar os guerreiros Z. Tenshinhan vence facilmente uma delas, mas Yamcha é morto. As criaturas são mortas por Kuririn. Chegara a hora de enfrentar os sayajins. Tenshinhan luta contra Nappa, o mais forte fisicamente, mas é espancado e perde um braço na briga. Após isso Caoz assume seu posto e se sacrifica para deter Nappa, mas em vão. Tenshinhan concentra todo seu ki em um Shin Kikoho e morre esgotado após o ataque. No outro mundo, Tenshinhan, Caoz, Yamcha e Piccolo vão para o planeta do Sr. Kaio e são treinados por este. Os poderes de todos aumentam muito e Tenshinhan consegue vencer dois poderosos membros da Tropa Ginyu, Jess e Botter, sem muita dificuldade.

De volta à Terra, Tenshinhan e os outros recebem o aviso de Trunks sobre os androides futuros que chegarão dali a três anos e matarão a todos. Tenshinhan e os outros entram em um pesado treinamento para se prepararem para mais uma batalha. Passados três anos, Tenshinhan deixa Caoz com  Mestre Kame, pois ele achava que Caoz era muito fraco e poderia ser morto na batalha. Tenshinhan no entanto apenas entra em combate com o aparecimento dos andróides Nº 17 e Nº 18, e é facilmente derrotado pelo 17, de volta aos treinamentos, Tenshinhan fica muito mais forte e parte para ajudar os outros que enfrentavam o monstro Cell; ele vê Cell a ponto de absorver a Nº 18, mas em uma rápida estratégia, Tenshinhan concentra seu ki em um Shin kikoho que consegue imobilizar Cell por um tempo. No entanto Tenshinhan quase morre pelo gasto de energia e é salvo por Goku.

Após Cell alcançar sua forma perfeita, todos voltam a treinar para seu torneio, o Torneio de Cell, o qual decidiria o destino da Terra. Tenshinhan fica muito mais poderoso, e luta contra as 'crias' de Cell, os Cell Jr., os quais batem muito nele e em todos os outros Guerreiros Z. Porém Gohan libera seu poder oculto e se transforma em Super Saiyajin 2 vencendo Cell.

Sete anos se passam e Tenshinhan não se envolve mais em batalhas. No entanto, após ver o poder de Boo, que matou todos na Terra menos Tenshinhan e Caoz, ele parte para enfrentar o monstro e libera um Kikoho incrivelmente poderoso, porém Boo consegue se regenerar e Tenshinhan é derrotado.

Na saga GT ele aparece duas vezes; uma quando todos são transferidos para o planeta nova Plant, outra quando junto a Caoz eles vêem Goku partir com Shen Long.


Técnica: Aka Shin Shin Shinzou no Kenshiro


Histórico de lutas

Dragon Ball
  • Tenshinhan vs Nam - Resultado: Vitória de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Yamcha - Resultado: Vitória de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Jackie Chun - Resultado: Vitória de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Goku - Resultado: Vitória de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Drum: vitória para Tenshinhan
  • Tenshinhan vs Piccolo Daimao - Resultado: Derrota de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Tao Pai Pai - Resultado: Vitória de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Goku(2) - Resultado: Derrota de Tenshinhan.
Dragon Ball Z
  • Tenshinhan vs Saibaman - Resultado: Vitória de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Nappa - Resultado: Derrota de Tenshinhan.
  • Tenshinahn, Yamcha e Caoz vs Piccolo: vitória para o trio
  • Tenshinhan vs Jess e Botter - Resultado: Vitoria de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Nº 17 - Resultado: Derrota de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Cell - Resultado: não houve desfecho.
  • Tenshinhan vs Cell Jr. - Resultado: Luta interrompida.
  • Tenshinhan vs Super Boo (Gotenks) - Resultado: Derrota de Tenshinhan.
Filmes
  • Tenshinhan e Caoz vs Razin & Lakasei - Resultado: Derrota para a dupla.
  • Tenshinhan, Piccolo, Kuririn, Yamcha e Caoz vs Tarles - Resultado: Derrota dos cinco.
  • Tenshinhan vs Trunks SSJ- Resultado: Derrota de Tenshinhan.
  • Tenshinhan vs Bujin - Resultado: Derrota de Tenshinhan.
Filosofia e estilo de Luta

Apesar da saga Dragon Ball ser idealizada por Akira Toriyama, um japonês, ela é baseada numa antiga lenda chinesa, conhecida como Jornada ao Oeste, na qual uma figura com extraordinários poderes viaja para o oeste buscando o Sutra (os segredos sagrados do Budismo). Da mesma forma, as artes marciais utilizadas no Dragon Ball como um todo são os variados estilos do Kung-Fu chinês.

Goku, por exemplo, luta o estilo Punho do Dragão, imortalizado através do famoso golpe que leva o mesmo nome (Dragon Fist). Já Vegeta, com um estilo mais aberto, usa um misto de estilos, como o Ien Jiao (Garra de Águia) e Pak Hok (Estilo do Grow Branco); Kuririn luta Shaolin Quan (Estilo do Templo Shaolin), etc, embora cada personagem tenha o próprio e individual estilo, que não necessariamente segue algum padrão.
Ten Shin Han, por outro lado tem um estilo claro, já que usa as pontas dos dedos para acertar os pontos letais do adversário, num combate próximo e truncado, caracterizando o Tang Lang, seja ele do norte ou do sul.
Há um grande misticismo especulativo acerca de seu terceiro olho, mas a tese mais aceita é a de que ele o alcançou através da meditação. O Taoismo prevê que a meditação é o caminho (Tao) para atingir a superioridade de espírito. Muito provavelmente, a Terceira Visão de Tenshinhan possa ser metaforicamente interpretada como a ascensão mental e espiritual alcançada por ele através da meditação, seja ela estática ou em movimento.

Poderes

Segue abaixo a lista em Ki dos poderes de Tenshinhan em cada etapa de sua vida.