05 junho 2013

Tarble


Tarble (ターブル, Tāburu) é um personagem que fez sua estréia no OVA de Dragon Ball Z, Hey! O Retorno de Goku e Seus Amigos. Ele é o distante irmão mais novo de Vegeta, e o marido de uma alienígena peculiar chamada Gure.



Visão global


Etimologia

O nome de Tarble é um jogo de palavras com seu irmão Vegeta para a palavra inglesa Vegetable ("Vege Tarble"), quer dizer "Vegetal".


Biografia


Passado

Tarble, assim como Vegeta, nasceu no Planeta Vegeta. Tarble foi enviado por seu pai, o Rei Vegeta, para um planeta remoto, alegando que ele não tinha a habilidade de agressão e de combate necessárias para ser um Saiyajin guerreiro, classificando Tarble como um Saiyajin de classe baixa. Em algum momento ele conhece e se casa com Gure.

Viagem à Terra

Dois anos após a derrota de Kid Boo, Tarble, acompanhado por Gure, fogem para a Terra para pedir a ajuda de Vegeta para derrotar os dois irmãos Abo e Kado, antigos capangas de Freeza, que, de acordo com Tarble, tornaram-se tão poderosos como seu antigo mestre, Freeza, e vem aterrorizando seu lar. Abo e Kado perseguem Tarble e Gure na Terra usando naves Saiyajin.


Trunks, Gure e Tarble.
Após o desembarque na Terra, Tarble e Gure encontram Goku e seus amigos, que é reconhecido como um Saiyajin. Vegeta revela quem é Tarble, chamando seu nome, enquanto Tarble identifica Vegeta como seu irmão, surpreendendo a todos. Quando Goku quer lutar, Tarble verifica o seu poder com seu scouter, e diz a Goku que o seu nível de energia não é suficiente para derrotar Abo e Kado. Goku, logo depois, se transforma em Super Saiyajin, fazendo Tarble repensar sobre a capacidade de seu scouter. Quando perguntado se Vegeta os ajudaria contra os irmãos Abo e Kado, os outros também decidem ajudar e decidem decidir quem lutará por meio de uma competição, quem achar o maior rabanete no jardim vence, terminando a competição Trunks é o vencedor. Gure lhe deseja boa sorte no que Vegeta pergunta quem é ela. Tarble apresenta, então, como sua esposa (para a surpresa de Vegeta).

Uma vez que Abo e Kado chegam, Trunks e Goten (que se colocou na batalha) se preparam para a luta, Tarble só assisti a batalha feroz. Quando Abo e Kado preparam sua melhor técnica, ele é visto com os braços ao redor de Gure para protegê-la contra danos e vê Mr. Satan rindo com todos os outros, depois Videl o lembra de sua promessa de ser mais humilde.

Vida após partirem

Tarble e Gure posteriormente deixam a Terra para irem para o espaço. O irmão mais novo de Vegeta é mencionado no filme Dragon Ball Z - A Batalha dos Deuses, quando Goku e seus amigos descobrem que eles precisam de um sexto Saiyajin para conseguir a transformação no Super Saiyajin Deus, mas não sabem nenhuma maneira de contatá-lo.

Video-Games

Ele aparece pela primeira vez em Dragon Ball - Raging Blast 2, até agora o único jogo em que é um personagem jogável.


Gotenks protegendo Tarble e Gure!

Curiosidades


  • Embora da Raça Saiyajin, é muito simpático e cortês (os Saiyajins são bárbaros);
  • O cabelo de Tarble no filme é muito parecido com Gohan Adulto. No entanto, na adaptação do mangá, seu cabelo é mais parecido com o de seu irmão mais velho;
  • No momento em que ele aparece, é o único sobrevivente Saiyajin de raça pura que nunca se transformou em um Super Saiyajin. Ele também é o único Saiyajin puro que nunca morre ao longo da série e o último Saiyajin que ainda tem uma cauda e, portanto, o único Saiyajin que pode se tornar um Oozaru;
  • Ao contrário de seu irmão, Tarble é amável, amigável e cordial ao conversar e se socializar com os outros;
  • Ele foi enviado para outro planeta por ser de classe baixa, inexplicavelmente, seu irmão e seu pai são de classe alta e por isso sua mãe poderia ser de uma classe inferior (não se sabe na verdade) e era de classe baixa;
  • Tarble, tendo aparecido em um filme feito exclusivamente pela Toei, não conta como um personagem dentro do cânone oficial, no entanto, como foi mencionado em A Batalha dos Deuses, um filme que teve a colaboração de Akira Toriyama, faz Tarble fazer parte dele.