05 junho 2013

Planeta Vegeta


Planeta Vegeta (Wakusei Bejīta), é o planeta natal de Goku, Vegeta, e todos os outros nativos Saiyajins, Tsufurujins e Plants.


Descrição do planeta

O Planeta Vegeta é visto apenas brevemente no anime e mangá. É conhecido por possuir, pelo menos, dez vezes a gravidade do planeta Terra (isso significa que o planeta Vegeta é fisicamente maior ou apenas possui mais massa, ou ambos, não é explicado). Esta intensa gravidade dá aos Saiyajins sua resistência física natural e sua energia. Os Tsufurujins, a outra raça do planeta Vegeta, parecem terem evoluídos ao longo de diferentes linhas, pois possuíam corpos menores, de modo que a gravidade os afeta menos.

No anime, o planeta Vegeta parece ser um mundo árido como um deserto, com um céu amarelo/vermelho em vez de azul. Ele tem pelos menos dois satélites naturais, e há uma lua cheia a cada 100 anos ou 8 anos (depende da dublagem).

O planeta Vegeta parecia estar em ruínas cerca de 100 anos antes de Vegeta e Nappa chegarem na Terra. Ao utilizar a Sala do Pendulo, apenas no anime (num filler), Kuririn, Tenshinhan, Yamcha e Caoz viajam, na forma espiritual, para o planeta, apenas para serem derrotados pelos Saiyajins ilusórios de lá, Brocco e Panbukin, os quatro Guerreiros Z não estavam sob efeito da gravidade, pois isso foi apenas uma experiência espiritual.



História

Plant

No mangá spin-off Dragon Ball - Episódio Bardock, o planeta é mostrado sendo habitado por uma raça conhecida como Plants, num passado distante. Bardock, de alguma forma é enviado de volta no tempo e salva o planeta de um ancestral de Freeza, Chilled.

História dos Tsufurujins e os Saiyajins

O planeta Plant, foi mais tarde lar de duas raças: os Tsufurujins e os Saiyajins. Os Tsufurus eram uma raça menor, nativa do planeta Plant, ao qual não possuíam força nem resistência, mas eram muito inteligentes e hábeis com a tecnologia. Por outro lado, os Saiyajins eram de tamanho médio, mas muito fortes e brutais. Apesar de seus incríveis poderes, os Saiyajins eram primitivos, viviam em pequenos clãs espalhados pelos desertos do planeta Plant. O Sr. Kaio e o Dr. Raichi em Dragon Ball Z - O plano para erradicar os Saiyajins, bem como Baby em Dragon Ball GT, afirmam que os Saiyajins eram originalmente do planeta Plant, chegaram quando o planeta tinha 550 anos, aparentemente buscando refúgio de seu mundo anterior. Enquanto isso, os Tsufurujins usaram sua criatividade para criar grandes metrópoles para viverem, e foram relativamente prósperos.

Suas vidas eram pacíficas, até que de repente, por volta do ano 720, os Saiyajins decidem atacar. O que começou a guerra é discutível, de acordo com Vegeta, os Saiyajins foram mal tratados, essencialmente como escravos, pelos Tsufurujins e obrigados a viverem em condições adversas, o que os obrigou a levantar-se contra eles. Baby, porém, argumentou que os Tsufurujins eram um povo pacífico, e os Saiyajins lançaram um ataque sem motivo contra eles. Ambas as versões da história são suscetíveis, mas em ambos os casos, liderados pelo Rei Vegeta, os Saiyajins declararam guerra aos Tsufurujins, em um conflito conhecido como a Guerra Saiyajin-Tsufurujin. Segundo o Sr. Kaio, o Rei Vegeta começou a guerra contra os Tsufurujins para assumir o controle do planeta, após o número de Saiyajins aumentar. Os Saiyajins eram gigantes em comparação com os Tsufurujins, mas devido a tecnologia desses últimos, eles conseguiram manter uma vantagem na guerra. Mas então, por volta do ano 730, algo aconteceu e deu aos Saiyajins sua maior vantagem. A lua cheia surgiu, algo que só acontece uma vez a cada 100 anos (na versão inglesa, ela surge a cada 8 anos), e os Saiyajins possuíam a capacidade de se transformar em macacos gigantescos chamados Oozarus, sempre que eram expostos à luz da lua cheia. Em suas novas formas, eles derrotaram e destruíram os Tsufurujins e assumiram o controle do planeta, renomeando-o para Vegeta, o nome de seu Rei.

Em um determinado ponto, um Super Saiyajin Deus apareceu no Planeta Vegeta para deter os Saiyajins maus, mas ele falhou por causa do limite de tempo da forma.



Explorados por Freeza

Logo, por volta do ano 731, os Saiyajins são descobertos pelos Arcosians e o tirano Freeza. Eles descobriram sua que raça era muito forte e que possuíam um amor pelas lutas, então, começaram a empregá-los na Organização Mundial do Comércio Planetário para destruir raças, a fim de se apossar de seus planetas e, eventualmente, entregá-lo à Freeza para que ele possa governar todo o Universo. O planeta Vegeta logo foi transformado em uma base militar, muitos dos homens de Freeza eram Saiyajins, jovens com baixos poderes de batalha (Saiyajins de classe baixa), que eram enviados a outros planetas para acabar com seus habitantes, tornando o planeta apto para vender.

Os Saiyajins aumentavam suas forças rapidamente e, por volta do ano 735, Freeza começou a se preocupar, pois estavam se tornando muito poderosos. Freeza não tinha medo deles sozinhos, porém, um grupo deles poderia ser problema. Muito orgulhoso para admitir isso, ele também nutria um medo secreto do lendário Super Saiyajin que poderia surgir, ele teve uma premonição de que não era apenas uma lenda. Zarbon sugeriu a Freeza que seria prudente acabar com os Saiyajins antes que eles se tornassem mais ameaçadores.

Alguns Saiyajins rebeldes, incluindo o Rei Vegeta, perceberam que Freeza os destruiriam, então conspiraram contra o tirano. O Saiyajin Bardock sobreviveu a uma emboscada que matou seus amigos,e jurou vingança contra seu mestre traiçoeiro. Então eles atacaram Freeza, mas sua força era demasiado demais para os Saiyajins, que foram facilmente derrotados. Para livrar-se da ameaça Saiyajin para sempre, ele destruiu o planeta junto com quase todos os Saiyajins, os únicos sobreviventes foram Raditz, Nappa, o Príncipe Vegeta e Kakarotto (Goku). Nos filmes e especiais de Dragon Ball Z, Tarles, Brolly, Paragus e Tarble também sobreviveram.

A destruição do planeta Vegeta é um pouco diferente no anime e no mangá. No anime, Freeza destrói o planeta com uma Super Nova. No mangá, Freeza simplesmente afirma que ele atacou o planeta (embora ele afirma que o destruiu, ao mencionar como Goku era parecido com o Saiyajin que lhe causou problemas). Além disso, Raditz (no primeiro volume de Dragon Ball Z) afirma que o planeta Vegeta foi destruído por um asteroide três anos antes de sua chegada, em seu grande discurso explicando o passado de Goku antes de chegar à Terra, que é a história de Freeza. A Vegeta é contado a mesma história de como o planeta foi destruído. No anime, o Sr. Kaio diz a Goku que o planeta não foi destruído por um único asteroide, mas por muito grandes asteroides atraídos pelo planeta Vegeta, pelo Guardião do planeta, numa espécie de punição para os Saiyajins, essa história pode ter sido criada para manter Goku longe de Freeza (considerando que o Sr. Kaio, mais tarde revela que está ciente da existência de Freeza, e pede para Goku e os outros guerreiros para não lutarem com ele, por causa de seu imenso poder), ou com base na história do Super Saiyajin Deus, lutando contra os Saiyajins malignos no planeta Vegeta (o Guardião do planeta é um Deus que usa uma capa), ou então o Sr. Kaio poderia ter sido enganado pelos rumores de Freeza também. Mais tarde, quando Goku Super Saiyajin enfrenta Freeza em Namekusei, ele diz que os Saiyajins foram destruídos porque mataram pessoas inocentes, enquanto Freeza diz que os matou porque não gostava deles.

Renascimento

O planeta foi reconstruído e renomeado novamente para planeta Tsufuru por Baby em Dragon Ball GT, e, posteriormente, serviu de nova lua para a Terra. Os nomes alternativos incluem Novo Planeta Plant (Planeta Tsufuru) e pode ser considerado um Novo Planeta Vegeta. Foi onde a batalha final contra Baby aconteceu e as pessoas da Terra se refugiaram quando a Terra explodiu. 

Trivialidades

Cada vez que o planeta Vegeta é visto em ocasiões diferentes, também possuem aparências diferentes: o planeta é vermelho em Bardock - O pai de Goku, verde/azul em um flashback de Dragon Ball GT, branco em O plano para erradicar os Saiyajins e azul na refilmagem de O plano para erradicar os Saiyajins, aparece com anéis quando é mencionado por Raditz, e o planeta também se parece com a Terra nas histórias do Sr. Kaio e de Dodoria.



Em um filler do anime, o Sr. Kaio afirma que o planeta Vegeta também tinha um guardião que, chateado com o comportamento horrível dos Saiyajins, decidiu abatê-los com uma chuva de meteoros. Mais tarde, o mangá afirma que o meteoro que Raditz falou foi apenas um disfarce para o genocídio da raça Saiyajin por Freeza, e o anime seguiu o exemplo. Dodoria  finalmente confirma que Freeza foi o responsável pela destruição do planeta Vegeta quando ele explica a verdade do fim do planeta para Vegeta.

Ao relatar que Saiyajins não são originalmente do planeta Vegeta, os autores dos Arquivos Perfeitos de Dragon Ball GT, dizem que o planeta original dos Saiyajins ainda está por aí e até mesmo o chamam de planeta Saiya.

Dublagem

A dublagem brasileira, Parisi Vídeo, no filme Bardock - O pai de Goku, chamou o planeta Vegeta, durante todo o filme de planeta 'Belita', aparentemente um erro da dubladora, além de dublarem a única mulher Saiyajin (até aquela época) com voz de homem.