02 junho 2013

Coola


Coola é o filho maior do Rei Cord, e por tanto membro da família de imperadores do universo.


É o vilão protagonista do quinto filme de Dragon Ball Z: Uma Vingança Para Freeza.
Forma inicial.
Forma final.

Tinha atribuída uma zona do universo para encarregar-se de sua conquista, e normalmente não tinha contato com seu irmão, mas na ocasião na que Freeza destrói o Planeta Vegeta, Coola observa o espetáculo de perto, e vê como um bebê Saiyajin (Kakarotto), escapa numa cápsula, mas decide não fazer nada, entre outras razões, porque considera que isso é trabalho de seu irmão, ao que despreza por ser, em teoria, inferior a ele, e ao mesmo tempo respeita por ser parte da família que merece dominar o universo e ser respeitada.


História


Sua história começa no Planeta Vegeta, como já contamos, quando vê escapar o Kakarotto na cápsula espacial. 20 anos depois, inteira-se da derrota de seu irmão ante um Saiyajin chamado Son Goku, e ainda que considera seu irmão inútil, decide que pela honra da família, deve ir para matar o Saiyajin e destruir a Terra.


Em seu confronto com Goku, compreende que o Saiyajin não é um guerreiro normal, e comprova como este é capaz de lhe superar durante alguns momentos. Coola, nesse momento, mostrava um aspecto como o de Freeza em sua última transformação, e revela que ele pode fazer ainda uma transformação a mais que Freeza.



Diferença considerável de tamanho.

Quando leva a cabo, seu corpo cresce e seus músculos se hiper-desenvolvem, deixando em graves problemas Son Goku, que não é capaz de se defender, nem usando o Kaio Ken. Mas faz o mesmo que Freeza, enfurecendo o Saiyajin lhe fazendo se transformar em Super Saiyajin. Nesse estado, Goku volta a superar-lhe com muita facilidade, e numa última batalha entre um Kamehameha de Goku e uma Death Ball de Coola, este último é jogado no Sol, se arrependendo em seus últimos instantes de vida, de não ter acabado com o Saiyajin quando era só um bebê.



Coola não é páreo para Goku Super Saiyajin.

Pouco tempo depois, os Guerreiros Z, já acompanhados por Vegeta, têm que ir a Namekusei, para ajudar aos habitantes, que estão sendo atacados e escravizados. Ali descobrirão que um ser idêntico a Coola, mas totalmente de metal, está a impor sua lei. Goku inicia uma batalha muito igualada contra ele, que se desnivela no momento no que um potente ataque de Goku destrói o corpo metálico de Coola. Mas a alegria dura pouco, já que em pouco tempo, aparecerão, não um, senão toda uma legião de Meta Coolas, dispostos a acabar com Goku e os demais.


Com a ajuda de Vegeta, Goku consegue resistir durante um curto período de tempo, mas cedo dão-se conta que não têm chance.


Ao pouco tempo descobrem que todos os clones de Meta Coola estão sendo manipulados pela união do Estrela Biget, e o cérebro de Coola, que não tinha morrido em sua batalha na Terra, que ficou orbitando ao Sol, e viu sua oportunidade para escapar, se unindo a dita estrela.


Goku consegue finalmente destruir a estrela, acabando para sempre com Coola e seus planos de conquista do universo.


Em Namekusei seus clones eram seus capangas.

Características


Ainda que o estado final de Freeza e o inicial de Coola são parecidos, a diferença de Freeza, que tinha o corpo de cor branca, Coola tem uma pele de cor azul escuro.

Teoricamente Coola é bem mais poderoso que seu irmão Freeza, no entanto Goku, em estado habitual de Saiyajin, faz frente a Coola sem problemas no estado para o que teve que se transformar em Super Saiyajin para derrotar a Freeza.
Igual Freeza, que tinha uma equipa de elite especial, as Forças Especiais Ginyu, Coola dispõe também de sua próprio exercito: o Kūra kikō Sentai, mas não leva o nome do capitão, e sim o do próprio Coola (クウラ, Kuura, em japonês).


Capangas de Coola na Terra.

A última transformação de Coola, rompe com a estética transformação final de Freeza, que reduzia o corpo e eliminava protuberâncias como a galhadura. Neste caso, volta a fazer gala de galhadura e sua musculatura e tamanho desenvolvem-se bem mais.


Igual a Freeza e ao Rei Cord, Coola não é rival para um Super Saiyajin, nem em sua forma final.


Formas


Coola


A aparência habitual de Coola se baseia na mesma forma da forma perfeita de Freeza, que no caso de Coola não a oculta, que a usa normalmente.


Em teoria, neste estado, Coola deveria ser tão forte, ou até mais que Freeza quando o alcançou, mas a realidade é que Goku lhe fez frente sem problemas, sem necesidade de transformar-se em Super Saiyajin.


O mais notável de Coola neste estado, são certas diferencias com respeito a Freeza, especialmente na cor base de sua pele, que é de cor azul escuro em quase todo seu corpo. Ademais, também mostra um tamanho maior que o de seu irmão neste estado.

Coola Poder Máximo


Ainda que não se conhecem os seus 3 primeiros estados, esta é em teoria sua última transformação, e que Freeza não possui.


Os músculos de seu corpo se crescem muito mais que em seu estado anterior, os chifres saem novamente, sua boca articulada é agora tapada por uma placa orgânica protetora, e seu tamanho aumenta consideravelmente.

A potência de seus golpes são muito superior com relação ao estado anterior, igual que a sua velocidade, mas segue sendo insuficiente para derrotar um Super Saiyajin.

A técnica mais potente mostrada por Coola nesta forma, foi uma enorme Death Ball, similar a de Meta Freeza, com a que pretendia destruir a Terra, eliminando Goku pelo caminho.

Metal Coola



Controlando a Estrela Biget.

Igual ao seu irmão, Coola acabou com graves danos corporais, no seu caso, perda total de seu corpo, já Freeza só precisou uma intervenção cirúrgica que o transformou em Meta Freeza, no caso de Coola era impossível de solucionar, seu corpo foi completamente substituído por metal, dando assim origem a Meta Coola.


Meta Coola com a Death Ball.

Ainda que no início se pensou que Meta Coola era o próprio Coola com um novo corpo, a realidade é que existem milhares de Meta Coolas, todos eles clones do original, que só possuem parte de sua consciência, e são manejados pelo cérebro original de Coola, que se combinou com os restos de uma Estrela a deriva, chamada Estrela Biget.



Meta Coola.
Meta Coola possui uma melhora substancial em suas técnicas e habilidades, sendo capaz de fazer frente a um Super Saiyajin, mas por azar, o metal de seu corpo é incapaz de resistir uma batalha dessa magnitude e resulta bastante frágil. Por contra, tem todo um exército de clones dando apoio.


Foi derrotado definitivamente quando Goku e Vegeta destruíram a Estrela com seus poderes, Meta Coola tentou absorver os poderes dos dois Saiyajins, mas os dois possuíam poderes demais e isso resultou na destruição da Estela, Coola num último e desesperado ataque tentou acabar com Goku mais uma vez, mas mais uma vez o Saiyajin saiu vitorioso contra ele.






Ele ainda aparece brevemente em Dragon Ball GT, como um dos vilões que escapam do inferno, e também no OVA "O Plano para Erradicar os Saiyajins" e em diversos jogos da série. Ele é dublado por Ryūsei Nakao, na versão original, e por Carlos Campanile, na versão brasileira.